Pesquisar
Close this search box.

CONHEÇA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Foto Destaque BlogSFA

São Francisco nasceu em uma família rica e privilegiada, no ano de 1181 ou 1182, na cidade de Assis, na Itália. Seu nome original era Giovanni di Pietro di Bernardone, mas ele ficou conhecido como Francisco por causa do seu amor pela França, onde seu pai fazia negócios.

Na sua juventude, Francisco era um jovem alegre, festeiro e ambicioso. Ele sonhava em ser um cavaleiro e participar de guerras e cruzadas. No entanto, aos 24 anos, ele teve uma experiência que mudou o rumo da sua vida.

Ele estava em oração na capela de São Damião, quando ouviu a voz de Cristo na cruz, que lhe disse: “Francisco, reconstrua a minha igreja, que está em ruínas”. Francisco entendeu esse chamado como uma missão literal e começou a restaurar a capela com suas próprias mãos.

Mais tarde, ele percebeu que o chamado era mais amplo e profundo: era uma convocação para reconstruir a igreja como um todo, que estava corrompida pelo poder e pela riqueza. Era também um convite para seguir o Evangelho de forma radical, imitando a Cristo em sua pobreza, humildade e serviço.

Francisco então renunciou a todos os seus bens materiais, vestiu-se com um hábito simples e saiu pelo mundo pregando o amor de Deus e a conversão dos pecadores. Iniciou a Ordem dos Frades Menores, conhecida como Ordem Franciscana, que tinha como regra viver em pobreza absoluta e em comunhão com toda a criação.

Um dos traços mais marcantes da espiritualidade de São Francisco era o seu amor aos pobres. Ele via nos pobres a imagem de Cristo sofredor e crucificado. Ele também via nos pobres os seus mestres e guias espirituais, pois eles lhe ensinavam a confiar em Deus e a desprezar as coisas do mundo.

Francisco não se limitava a dar esmolas aos pobres. Ele se aproximava deles com respeito, carinho e fraternidade. Ele os abraçava, beijava, lavava seus pés, cuidava de suas feridas, consolava-os em suas dores. Ele também os convidava a louvar a Deus por sua bondade e misericórdia.

Francisco tinha uma predileção especial pelos leprosos, que eram considerados impuros e excluídos pela sociedade. Ele superou o seu próprio medo e nojo e se tornou amigo dos leprosos. Ele os visitava frequentemente nos leprosários e lhes oferecia ajuda material e espiritual.

O Santo de Assis se identificava com os pobres ao assumir voluntariamente a pobreza como um estilo de vida. Ele não queria possuir nada, nem depender de ninguém. Ele queria viver da providência divina e do trabalho de suas mãos. Francisco queria ser livre para seguir a Cristo sem nenhum obstáculo ou apego.

São Francisco morreu no dia 3 de outubro de 1226, aos 44 anos de idade, na Porciúncula, a pequena capela que ele havia restaurado no início da sua conversão. Ele estava cercado pelos seus irmãos. Francisco pediu para ser colocado no chão nu, em sinal de humildade e pobreza. Cantou o “Cântico das Criaturas” e abençoou todos os presentes. Ele disse: “Eu fiz o que era meu; façam o que é vosso”. Ele entregou sua alma a Deus com paz e alegria.

São Francisco foi canonizado pelo papa Gregório IX em 1228. O legado de São Francisco é imenso e duradouro. Sua espiritualidade influenciou inúmeros santos, místicos, teólogos, artistas, escritores e movimentos sociais ao longo da história. Sua mensagem continua atual e relevante para os nossos tempos, marcados por crises econômicas, sociais, ambientais e espirituais.

São Francisco nos convida a redescobrir o amor de Deus como fonte de nossa felicidade. Ele nos convida a seguir o Evangelho com radicalidade e fidelidade. Ele nos convida a amar os pobres como irmãos e irmãs. Ele nos convida a amar a natureza como obra divina. São Francisco nos convida a ser instrumentos da paz.

Por Richard Oliveira