Por Daniela Saisu
Ter uma casa nem sempre significa ter um lar! Mas, o que faz da sua casa o seu lar?
São as suas particularidades, o ato de receber a quem se ama, de estar reunido em família ou em sua própria companhia, cercado de cuidado e de sua identidade pessoal em cada ambiente.
Um lar é muito mais do que uma casa. Uma casa é um espaço delimitado, destinado à moradia. É o que as crianças desenham, é o que outdoors anunciam, é um arquétipo. Já um lar é uma casa humanizada, particularizada, impregnada de sentido e história.
Para transformar uma casa num lar, é preciso dedicar-se ao espaço como nos dedicamos aos afetos ou ao trabalho.
É preciso pensar o espaço, sentir o espaço, testar o espaço. E, claro, ocupá-lo.
Para a definição do nosso lar, entramos em alguns aspectos da Arquitetura, o ambiente onde vivemos, a sua composição, criação e projeto.
Como a arquitetura pode contribuir na sua casa e seu lar?
A Arquitetura une a arte e a técnica de organizar espaços, e criar ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas. A sua casa e seu lar devem favorecer a sua permanência e o seu bem-estar.
A tríade Vitruviana, proposta pelo arquiteto romano, Marcus Vitruvius Pollio, é um dos tratados mais antigos da Arquitetura e Urbanismo publicado aproximadamente no ano 16 a.C, que apresenta três elementos fundamentais da arquitetura: Firmitas (estabilidade, caráter construtivo da arquitetura, sua estrutura), Utilitas (dimensão funcional e uso), e Venustas (beleza e a apreciação estética).
Estes três elementos devem estar em equilíbrio entre esses três componentes na concepção de projeto: a sua estabilidade, a sua funcionalidade e a sua beleza. A arquitetura, e especificamente a arquitetura de interiores, visa proporcionar este conceito de lar ao ambiente, tornando-o agradável, útil e belo àquele que reside.
Encerro fazendo referência a nossa Casa Comum, Luadato Si, encíclica do Santo Padre o Papa Francisco, onde o nosso lar comum, é o ambiente em que vivemos, em uma dimensão maior, trata-se da criação Divina, onde todos nós temos responsabilidades do cuidado sobre ela. A nossa casa se torna o nosso lar, quando passamos a cuidar dela, é o lugar onde nos sentimos acolhidos e amados, é onde podemos ver as maravilhas de Deus e sua providência, seja na natureza ou proveniente do nosso trabalho, sejamos sempre gratos.